22 de julho de 2012

Itabuna: Trotes dificulta o trabalho do SAMU 192

0 comentários
O Samu 192 de Itabuna tem seus serviços prejudicados por trotes telefônicos, hoje domingo (22) recebeu mais uma vez uma falca ligação de um possível baleado no Condomínio Pedro fontes um, no bairro Antique, deslocou uma equipe inteira, até medico, para descobrir mais tarde que tudo não passou de mais uma “brincadeira de mau gosto” o famoso trote.
image
Para quem faz pode ser uma simples brincadeira, mas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU/192, os trotes representam uma grande perda de tempo, dinheiro e até vidas. Os profissionais que atendem os telefonemas já estão treinados para diferenciar as situações, mas mesmo assim, as "brincadeiras de mau gosto" atrapalham o trabalho das telefonistas, que perdem tempo quando poderiam estar prestando atendimento a pessoas que realmente necessitam.

Enquanto isso, quem realmente precisa de atendimento tem que esperar. "Em relação aos trotes de telefone, ou seja, chamadas que fazem para o 192 e que não são verdadeiras atrapalha o serviço do Samu por dois aspectos: um é a ocupação das ligações telefônicas e também, quando não identificadas, a saída de ambulâncias. E aí é um prejuízo mais grave, porque essas ambulâncias que saem para atender um chamado que não existe, ou seja, pra atender um trote, muitas vezes deixam de estar atendendo chamados reais, onde deveria estar sendo utilizadas para salvar vidas,”.

Quando a pessoa liga para o SAMU/192, cai numa central de regulação, onde, além das telefonistas, estão profissionais de saúde, inclusive médicos. São eles que definem o tipo de atendimento, dependendo da gravidade do caso. Ele lembra também que trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem comete essa prática pode ser preso e autuado. A pena prevista é de detenção de um a seis meses, ou multa.


0 comentários:

Postar um comentário